sexta-feira, agosto 12, 2011

Saiba quando aplicar uma compressa com bolsa fria ou com bolsa quente

Bolsa fria



A estratégia gelada é recomendada para amenizar dores resultantes de um trauma agudo, como uma pancada ou encontrão. Aí, não há escapatória: o corpo reage ao baque deflagrando aquela inflamação. Os especialistas indicam o gelo para esse tipo de situação justamente porque é capaz de evitar que o processo inflamatório ali seja exagerado demais. Não à toa: ele diminui a circulação local, evitando um baita inchaço. Além de realizar anestesia no local.
 
Bolsa quente



O calor dilata os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação e, de quebra, ameniza as dores. Por isso, os especialistas usam a bolsa quente para atenuar os efeitos de problemas crônicos, como lombalgias. “No entanto, esse método não age no problema em si”, ressalva Ana Paula. Em outras palavras, aquecer uma região dolorida só serve para atenuar o incômodo, mas jamais para dar um fim à encrenca. Por isso, a orientação de um profissional de saúde é fundamental. Até porque sentir sempre uma dorzinha em determinado lugar pode ser sinal de uma lesão que, se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave.

Tempo de aplicação


Como em tudo na vida, o bom senso deve imperar aqui também. Ou seja, nada de deixar a bolsa por alguns segundos ou horas a fio – no máximo, 20 minutos.
 
Mais não esqueça se a dor persistir procure um atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário