sexta-feira, março 05, 2010

ARTROSE

Os anos não chegam sós. E a artrose, é uma dessas companheiras que tornam-se inseparáveis a medida que aumentam o número de velinhas a serem apagadas. Entretanto, a prevenção pode contribuir retardando sua aparição.

A artrose é uma doença reumática que degenera os tecidos e a cartilagem presente nas articulações provocando dor, deformação articular e limitação de movimentos. Também chamada de osteoartrose, ocorre principalmente nas articulações do joelho, coluna, quadril, mãos e dedos.
Representação (a verde) da cartilagem articular em estado normal.


Representação da cartilagem com alguma degeneração

Em geral, o envelhecimento e a sobrecarga da articulação fazem com que a cartilagem se desgaste e perca agilidade e elasticidade.

O inicio dos sintomas é insidioso. As pessoas referem sensações de incômodo em uma ou mais articulações do corpo, geralmente pela manhã, ou após ficarem muito tempo paradas em uma mesma posição; dores nos joelhos ao subir e descer escadas, ao agachar, geralmente, são os primeiros sintomas nesta articulação. Com o aumento do desgaste, as dores ficam mais freqüentes e maiores, geralmente relacionadas com o inicio dos movimentos e ao excesso, como por exemplo, ao levantar de uma cadeira após algum tempo sentado e após uma caminhada um pouco maior do que a habitual. Quando o desgaste passa de moderado para avançado, algumas articulações começam a deformar, como é o caso das mãos e joelhos. Também existem pessoas assintomáticas, nestes casos pode ser detectada através de uma radiografia, onde se observara, entre outras coisas, que o espaço ocupado pela cartilagem é menor que o habitual porque esta está deteriorada. Dado que a cartilagem cumpre a função de amortecer a pressão e o atrito entre os ossos, ao deteriorar-se, os ossos se tocam e se desgastam gerando assim os sintomas referidos acima.
Radiografia com articulação normal







Radiografia de articulação com artrose( neste caso de joelho)....>

Além da idade, existem fatores que favorecem o aparecimento da artrose. Um dos mais importantes é o sobrepeso, porque produz uma sobrecarga nas articulações. Neste sentido é importante que a alimentação consista em uma dieta balanceada e sem excesso de gorduras, para evitar o sobrepeso.
Outro fator importante, é a atividade física, como por exemplo, caminhar, andar de bicicleta ou nadar. A respeito das caminhadas que realizamos quando fazemos compras e olhamos vitrines, estas não surtem nenhum efeito benéfico. Uma caminhada efetiva tem de ser contínua e com passo firme, com duração de 20 ou 30 minutos.

No período de inverno é que as dores se tornam mais freqüentes, então indicamos fazerem uso de compressas quentes para alívio das dores.


O exercício é um método de prevenção e de tratamento, onde iremos fortalecer a musculatura para agüentar as sobrecargas, ganhar flexibilidade, mobilidade que ajudam a manter o equilíbrio do movimento e ainda por cima a nutri as articulações.

Com respeito a administração de medicamentos, os especialistas preferem utilizar a menor quantidade possível de drogas(problema é que os antiinflamatórios possuem efeitos secundários), por isso indicam aos paciente que façam fisioterapia com o objetivo de desinflamar e acalmar a dor.

O tratamento para a doença deve iniciar-se o quanto antes para obter melhores resultados e ainda evitar que seja preciso realizar uma cirurgia para implantação de próteses articulares.




Então para poder curtir a vida, lembre-se de ter uma vida saudavel, regada a muita atividade física, uma otima alimentação e uma mente tranquila CUIDE-SE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário