segunda-feira, agosto 17, 2009

Auriculoterapia o que é?

Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O têrmo se refere a uma modalidade de reflexoterapia.

A auriculoterapia têm, desde tempos remotos, relatos de seu uso em vários casos. Hipócrates, considerado o pai da medicina, em seu livro “Geração” relata curas de impotência sexual com pequenas sangrias na orelha. Ao longo dos séculos, encontram-se documentos que relatam de tratamentos semelhantes para diversas doenças.

Em 1637, o médico português Zacutus Lusitanus descreve a utilidade de cauterizações auriculares no tratamento da nevralgia ciática. De 1850 a 1857 surgem muitas publicações sobre a eficácia desse método no tratamento da nevralgia ciática.

O médico Paul Nogier, intrigado com os relatos, começou a fazer em casos análogos, a mesma cauterização que parecia tão eficaz. Seus resultados foram surpreendentes tamanha a sedação, que era quase imediata. Paul Nogier provou seu método partindo da coluna vertebral tratando dores em diversos locais do corpo através do estímulo de pontos distintos da orelha, provando que a eficácia do método se confirmava de modo geral.
Ele nomeou esse o método.

Segundo esta terapia, existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha (pavilhão auricular) será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões.

Os pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias. São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.
O mapa auricular é um desenho ou foto na qual localizam-se as áreas reflexas do corpo inteiro. Existem diversos tipos de mapas com poucas divergências, mas o padrão é sempre o mesmo.

44 comentários:

  1. É ótimo ter UM CANTINHO não só na net, onde possamos obter informações valiosas sobre saúde. Esse tratamento (AURICULOTERAPIA) é eficaz, consegui emagrecer alguns quilos o que amenizou sobremaneira os problemas nos meus joelhos.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Meu nome é Sidirley, fiz duas cirurgias de hérnia discal L4-L5 com previsão para a 3ª. Fiquei sabendo de um tratamento que é um simples corte acho que cartilagem da orelha para melhora da dor. Gostaria de saber se a qui no Brasil há esse profissional ou realmente existe esse método.
    Obrigado

    Meu e-mail : sidchenson@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim,tem em Patrocinio MG.
      Fica no Centro da cidade, uma Farmácia chamada sta Luzia.

      Excluir
    2. Olá meu nome é Raphael e o João que faz esse procedimento aqui em Patrocínio MG é meu pai. Vem gente até de fora do país para fazer esse procesimento e acho aue mais de noventa e oito por cento dos casos resolve.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Raphael gostaria de ir fazer esse procedimento com o seu pai.tem q marcar e qual o endereço? Obrigada e quanto ele cobra?

      Excluir
    5. Raphael gostaria de ir fazer esse procedimento com o seu pai.tem q marcar e qual o endereço? Obrigada e quanto ele cobra?

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Boa noite VC fez ou sabe o endereço onde fez o procedimento da queima da orelha, o telefone preciso muito, se puder me ajudar 99 981288418 Tim email likemiranda1@hotmail.com

      Excluir
    8. Fiz em patrocínio, MG na farmácia santa luzia

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. EU ESTUDO COM A DONA GENEROSA ELA ESTAVA COM SERIO PROBLEMA DE COLUNA,E FEZ O TAL PIQUI NA ORELHA E SAROU COMPLETAMENTE ELA FEZ EM GURUPI GOIAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite VC sabe o endereço onde essa senhora fez o procedimento da queima da orelha, o telefone preciso muito, se puder me ajudar 99 981288418 Tim email likemiranda1@hotmail.com

      Excluir
  5. Aqui na cidade de Confresa MT também tem

    ResponderExcluir
  6. Aqui na cidade de Confresa MT também tem

    ResponderExcluir
  7. Tem um senhor que faz em Caldas Novas-GO. Fez em minha mãe e, com menos de quinze dias apresentou uma melhora extraordinária.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber de alguém que fez onde fez se melhorou.

    ResponderExcluir
  9. Infelismente eu fiz e não melhorou nada!!! Infelismente mesmo pois queria muito ter ficado livre dessa dor!

    ResponderExcluir
  10. Infelismente eu fiz e não melhorou nada!!! Infelismente mesmo pois queria muito ter ficado livre dessa dor!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia ,pessoal eu e minha irmã fizemos o procedimento com João, no sábado 14/05/2016 somos de Brasília, simplesmente fantástico estou me sentindo muito bem foi um.alívio imediato,vida nova.Que Deus continue te abençoando João, minha gratidão por tudo, muito bom conhecer pessoas iluminadas como João.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ,pessoal eu e minha irmã fizemos o procedimento com João, no sábado 14/05/2016 somos de Brasília, simplesmente fantástico estou me sentindo muito bem foi um.alívio imediato,vida nova.Que Deus continue te abençoando João, minha gratidão por tudo, muito bom conhecer pessoas iluminadas como João.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde,essa cirurgia é espritual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Única coisa que ele me pediu e que elevasse meu pensamento a Deus e nada melhor que pensar no criador de todas as coisas 🙏👂✂✝

      Excluir
  14. Olá, minha mãe está com problemas na coluna,hérnia de disco e está paralizando seus movimentos das pernas,esse procedimento trata disso também? Email bazailla@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá boa noite, alguém sabe né dizer em Gurupi onde encontro essa pessoa que faz o pique na orelha? Meu email é elisangelaharres@Hotmail.com. agradeço desde já. ....

    ResponderExcluir
  16. Olá boa noite, alguém sabe né dizer em Gurupi onde encontro essa pessoa que faz o pique na orelha? Meu email é elisangelaharres@Hotmail.com. agradeço desde já. ....

    ResponderExcluir
  17. Alguém conhece alguém no Paraná que faça? Meu email lidianefranciele@bol.com.br

    ResponderExcluir
  18. Alguém conhece alguém no Paraná que faça? Meu email lidianefranciele@bol.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se esse procedimento é da medicina ou curandeirismo. Por favor responder no meu email: lucia.kceniuk @gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber se esse procedimento é da medicina ou curandeirismo. Por favor responder no meu email: lucia.kceniuk @gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Bom Dia ! Alguém conhece um médico que faça esse procedimento no Estado de São Paulo?
    walterdaeletronica@terra.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz o procedimento do corte na orelha, melhorei setenta por cento, hoje estou bem, não atrapalha mais a vida proficional. Foi feito em Nova Gloria-Go.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde! Vc sabe quanto fica pra fazer, nessa pessoa em Nova Gloria? Aguardo resposta!

      Excluir
  23. Bom dia,aqui na cidade de Rosário oeste tem uma pessoa que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Você tem o telefone da pessoa que faz em Rosário?

      Excluir
  24. Bom dia e fica bom mesmo e porq eu sofro muito dor com mervo ciatico sou de Cuiabá e tbem tenho hérnia de disco no coluna sinto muita dor

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde! Gostaria de saber se tem alguem que faz essa cirurgia em Tangara da Serra, Cuiaba - MT ou em Vilhena - RO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde na br 364/163 tem um senhor que faz fica na lanchonete estrela d'alva nome dele é lazaro se quiser o contato dele me manda um zap nesse numero 65 9 9916-2634 conheco varias pessoas q fez ontem conversei com amigo meu q fez disse q com 3 dias nao sentia mais nada ele é caminhoneiro no estava mais conseguindo nem dirigir e depois q ele cortou nunca mais tomou remedios para dor.

      Excluir
  26. Boa gostaria de saber se Sr João da farmácia em Patrocínio MG ainda está fazendo o procedimento, ou se alguém conhece outro que faça eu sou de Bauru sp

    ResponderExcluir
  27. Algúem com hérnia de disco e dor ciatica ja fez este corte na orelha com o sr Joao em patrocinio? melhorou?

    ResponderExcluir
  28. Olá Rejand, vc sabe me informar o nome desse médico? E o valor do procedimento? Te agradeço por demais

    ResponderExcluir