segunda-feira, junho 08, 2009

Psicologia e Atividade Física

por Marina Paula Baiense Francisco ( Psicanalista e terapeuta de casais contato: 26466811)

Muitos estudos revelam que pessoas fisicamente ativas, em qualquer idade, apresentam uma melhor saúde mental do que as pessoas sedentárias. Isso se dá porque a atividade física libera endorfinas que provocam um estado de euforia natural, aliviando muitos sintomas psicossomáticos e doenças psicológicas. E é claro, melhora a auto estima e a imagem de si mesmo, do outro e do mundo.


Mente e corpo precisam estar lado a lado atuando juntos. Quando um age mais do que o outro, certamente algo vai remeter a muitas questões, por vezes negativas. Cuidar da mente e do corpo são características fundamentais no dia a dia.

A psicologia e a atividade física são parceiras, pois influenciam diretamente no indivíduo em seu âmbito cognitivo, motivacional e emocional. Com um bom equilíbrio emocional e físico, o sujeito passará a adquirir a superação dos seus limites e bem estar, com um auto conhecimento da sua mente e do seu corpo.

Por isso, a psicologia e a atividade física estão lado a lado, pois juntas trabalham um aumento da concentração, diminuição do estresse, cuidados básicos, raciocínio, concentração, etc.

O Pilates é uma nova técnica que indico pois trabalha todos esses fatores em parceria com a mente e o corpo, por ser uma técnica de exercícios que respeita o limite de cada um, vai dando motivação para que o indivíduo se supere a cada dia, além disso trabalha concentração, controle, e equilíbrio, e isso em parceria com o poder que a mente tem de influenciar sobre esses fatores irá levar a uma boa qualidade de vida. E é certo, quem cuida do físico, poderá fazer coisas incríveis com o corpo. Mas quem cuida da mente e corpo juntos, é capaz de realizar coisas excepcionais.

Um comentário:

  1. Gostei da matéria.
    Mente e corpo sempre atuando junto!

    ResponderExcluir