Com certeza muita gente já ouviu falar sobre Drenagem Linfática mas não sabe exatamente pra que ela serve e como é a forma correta de ser feita. Para tirar essas dúvidas vamos falar um pouco sobre essa técnica.

Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada, diminui inchaço e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo expelindo impurezas do nosso corpo.

ATENÇÃO: A Drenagem Linfática NÃO EMAGRECE ela diminui
medidas do corpo.
O que é a Linfa?
A Linfa é um líquido leitoso de cor amarelada ou rosada, é composto de 99% de glóbulos brancos ela passa por todo o corpo através da Circulação Linfática. A Linfa tem três funções básicas:
- Remoção dos fluidos em exesso dos tecidos corporais;
- Absorção dos ácidos graxos e transporte constante da gordura para o sistema circulatório;
- Produção de células imunes (células produtoras de anticorpos).
A linfa não entra em contato direto com o sangue, a linfa absorve as toxinas desnecessária para o corpo, nos gânglios linfáticos esta linfa é filtrada e só assim vai em direção ao coração saindo pelos vasos sanguíneos.
O que são Gânglios Linfáticos? Há em todo nosso corpo diversos gânglios linfáticos, eles são os responsáveis pela filtração da linfa e pela liberação da mesma para o sistema sanguíneo, além da produção dos anticorpos.
A drenagem linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios( explicado acima) e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem. De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.
É importante saber que essa técnica é contra-indicada em alguns casos, como:
*vírus,bactéria e fungos;
*células cancerígenas;
*varizes;
*trombose (coagulação do sangue em uma arteria ou veia);
*erisipela (doença Infecciosa);
*infecções de qualquer tipo;
*câncer e febre;
*insuficiência cardíaca;
*inflamações;
Infelizmente há muitas pessoas que fazem um curso livre e se dizem especialista em tratamentos deste tipo, para se fazer uma drenagem linfática o profissional tem que ser estudado e ter diploma para exercer a função. Cuidado com falsas promessas, um profissional por melhor que ele seja não consegue fazer mágica e se ele diz que é muito fácil é porque alguma coisa esta errada.

O BLOG Fisioterapia Dermato-Funcional**Paula Gabriela parabeniza o CANTINHO DA SAUDE!
ResponderExcluirO blog esta bastante interessante... Obrigada pela visita ao Blog e volte sempre!! paulafisiodermato.blogspot.com